Sila Tarot: O que é a Cartomancia?

29-11-2021

Uma prática oracular ancestral, A Cartomância é o método de adivinhação que usa cartas de baralho tradicional ou cigano. Usa-se o baralho para prever o futuro e ajudar nas decisões a serem tomadas. Muito consultada pelos antigos para resolver problemas. Assim como o Tarot, pouco se sabe da origem desse método divinatório e sua vinda para o Ocidente. Estudiosos afirmam que foi através dos ciganos, oriundos da China antiga, onde era um dos métodos mais utilizados pelo imperador S'uen-Ho, em 1120 depois de Cristo, que a Cartomancia chegou até nós. Outros, entretanto, dizem que foi pelas mãos dos árabes, quando dominaram a Península Ibérica.

Diverge no Tarot, pela sua forma de interpretação e pelo uso de um baralho diferente. Enquanto no Tarot a interpretação é feita através de imagens / simbologias e mais vocacionada para obter orientação para assuntos específicos, a Cartomância é mais abrangente, e é interpretada além das imagens e do seu simbolismo, é também através da associação de números e naipes. Mais direccionado para maior abrangência, revela factores da vida em si, mais usado como oráculo de adivinhação.

O seu objectivo é desvendar o futuro, revelar eventos ou situações que ainda se manifestaram, que irão ocorrer na vida de uma pessoa. No Tarot, é usado o baralho de Tarot ( Marseilhe, Rider Waite, etc...com 22 (0u 78 no total) na Cartomância é usado o baralho comum e tradicional (52 cartas). Pode ainda ser usado o baralho cigano (32 cartas).

Em Portugal, fique-se sabendo, esta prática sempre foi comum. Nomeadamente na Região Norte que até há bem pouco tempo não tinha contacto com outro tipo de oráculos, como o tarot, bem mais recente.
Já no sul de Portugal, o Tarot teve uma aceitação maior e mais rápida, apesar de a cartomancia estar no topo das preferências, como arte divinatória.

A Cartomância, tal como a astrologia, baseia-se na teoria da sincronicidade. Este termo foi empregue por Carl Gustav Jung, em 1950, para definir uma ligação entre os estados psíquicos ou acontecimentos de outra ordem que ocorrem de um modo sincrónico, isto é, ao mesmo tempo, e entre os quais não existe uma relação causa-efeito, mas sim uma comunhão a nível de significado.

O papel do cartomante será, assim, o de se sintonizar com o nível de leitura mais adequado para uma determinada pessoa, e o de perceber, através da sua própria intuição e da informação divulgada pelas cartas, qual a resposta mais adequada a dar. A consulta de Tarot é mais direccionada para orientação, sobre um assunto especifico, a consulta de Cartomância é mais direccionada a um nível mais abrangente, como oráculo de orientação, mas também de adivinhação, o seu objectivo é revelar o futuro, desvendar acontecimentos.

MARQUE A SUA CONSULTA Tarot+CartomânciaTlm: 962200062 E-mail: marcarconsultassilatarot@gmail.com ou preenchendo o formulário de contacto.

Reserva Online

Reserve a sua sessão com tempo. Confirmaremos a sua reserva via e-mail.